Henrique Taiyo, desenhista excepcional

Eu treinei arte-finalização sobre o desenho dos MELHORES - 2



Na época em que andava com o pessoal da Abrademi, conheci Henrique Taiyo, estudante de medicina, e um desenhista talentosíssimo. Misturando traços de mangá com ficção e fantasia européia (especialmente o Moebius), escreveu e desenhou esta história que chegou até a ser publicada numa revista pela Editora Nova Sampa que agora não lembro o nome!
A história em si era fantástica, mas eu achava que ela podia se beneficiar de um acabamento gráfico mais trabalhado... pedi, e o Taiyo, muito generoso, me liberou cópias xerox para eu brincar em cima!
O resultado pode ser visto abaixo... aprendi muito utilizando minhas técnicas de traço a nanquim com pincel de cerdas compridas no desenho bastante detalhado dele. Lembro-me que, à época, ele ficou contente com o resultado, assim como eu.

Não sei do paradeiro atual dele, mas como estou devidamente creditando a autoria das artes, só expondo este trabalho como arte-finalista, não creio que ele vá ficar ofendido ou incomodado quando vir seu nome num blog da internet, e com seus desenhos de vinte anos atrás...

ATUALIZAÇÃO EM ABR/09 - Recontatei o Taiyo graças ao orkut, e ele me deu sinal verde para divulgar o trabalho dele. Só pediu que eu parasse de copiar os seus desenhos... ele vai usá-los ainda para fazer futuras histórias! Estou divulgando o deviant-art com mais artes inéditas


Comentários

  1. Os dois estão de parabéns! Baita desenho...

    ResponderExcluir
  2. FICOU BACANA AOKI..
    ele tem um desenho com um nivel de detalhes bem legal, mas ele nao fazia a arte-final com volume (eu considero isso imprescindivel em qualquer desenhissta)como vc fez nessas artes?

    ResponderExcluir
  3. Henry,
    Ele faz sim variações de espessura de contorno, usando canetas técnicas.

    Eu já tentava utilizar contornos usando pincel de cerdas compridas, que dão esse efeito de contorno com variação de espessura, e sempre que podia, afinava perto das extremidades. Só que pra isso tive de trabalhar com uma cópia muito ampliada da arte dele.

    ResponderExcluir
  4. SIM REALMENTE PRECISA TER UM CLOSE MAIOR NOS DETALHES, PRA ISSO DESENHAR EM UMA FOLHA A3 JA RESOLVERIA NAO?
    E A HISTORIA RENDEU?

    ResponderExcluir
  5. A versão com minha arte-finalização nunca foi publicada... para todos os efeitos é inédita. E a original do Taiyo foi publicada à revelia dele numa revistas obscura da Nova Sampa que tento em vão localizar no que sobrou de minha falecida coleção de gibis. E como tudo que é publicado à revelia, nunca rolou grana... no meu caso, só aprendizado!

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkk
    esse negocio de publicar e nao ganhar e muito ruim cara....
    eu nao quero ficar rico de quadrinhos, mas tb quero poder usar meu tempo pra isso e ser recompesado tb

    ResponderExcluir
  7. Bem, se tem gente no exterior que ganha a vida fazendo isso... por que não conseguimos também?

    obviamente, ajuda se a gente for preparado para negociar com o pessoal que publica...

    ResponderExcluir
  8. CONCORDO COM VC E FICO PENSANDO SOBRE ISSO AS VEZES, MAS COMO SOU TOTALMENTE AMADOR NAO TENHO MUITA NOÇAO SOBRE O MERCADO EDITORIAL...
    ENFIM SE PUDER ME DAR UMA LUZ...

    ResponderExcluir
  9. oi, ouvi dizer que tá impossível postar aqui no blogger como anônimo... isso procede?

    ResponderExcluir
  10. BABAQUICE ESSE LANCE DE ANONIMO, NEGUIM SENTA O PAU E FICA POR ISSO MESMO

    ResponderExcluir
  11. Henry, pelo sistema de funcionamento de postagem de comentários aqui no blogger, qualquer coitado que quiser postar um comentário é obrigado a se identificar... e tem muita gente que não tem uma ficha de perfil pronta, que nem eu e você.

    E até eu mesmo não consegui ativar a opção Nome + Url de site, nos testes de post que fiz...

    E pra não perder tempo nem deixar barato o lance do comentário, o pessoal chaveia "anônimo" e fica por isso mesmo!

    ResponderExcluir
  12. ah tah entendi aoki...
    sobre a tua nova introduçao do latao, eu estive pensando mais a respeito dela, fiquei meio decepcionado ao descobrir q craftiene era robo tb, achava mais legal a ideia dela ser humana e ele robo, pelo conflito de raças, e tb acho q se ela sofresse danos e reparasse com proteses ficaria legal tb, claro tomando cuidados pra nao ficar cliche dmais...

    ResponderExcluir
  13. Grande Fernando,achei teu persoangem promissor.Só não gistei do visual,um capacete cafona que lembra aqueles robôs da série clássica de TV "Galactica" e as ombreiras/assas esquisitas.De craa me lembrou Rom.
    Conselho:atualize o design dele,algo mais contemporãneo,saca?
    Um projeto teu ,de FC e super-herois que parece bem interessante é o deste post http://almadeaco.blogspot.com/search?updated-max=2009-01-29T00%3A42%3A00-08%3A00&max-results=7
    Conselho:trabalhe emcima dele,que promete!
    Sobra preguiça:bom,pra este tipo de HQ,seria legal vc formar uma equipe:1 roteirista de contos Fc pra te ajudar(assim foge só da influência HQ e faz algo difrente), 1 artefinalista.Concordo com o Klebs ,que diz que a HQs de ação no Brasil dariam certo.
    Sinto falta daquela epoca gostosa da Phenix,do nosso amigo Tony Fernandes.Os roteiros eram mais gotosos de ler e menos chatos.Meio descompromissados e ao mesmo tempo,divertido!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Elogio ou crítica? nunca censuro nada, mas... não ABUSE! hehehe

Postagens mais visitadas